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Engenharia Civil – Araxá
CEFET-MG

Avaliação do Processo de Implantação do Curso

Última modificação: Terça-feira, 28 de maio de 2024

O monitoramento do curso deverá ser realizado pelo Colegiado do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), com o uso de informações provenientes de:

  • avaliação do curso, das disciplinas, dos docentes, da coordenação e da infraestrutura pelos alunos;
  • acompanhamento dos alunos egressos no mercado de trabalho;
  • identificação de eventuais dificuldades encontradas pelos alunos em disciplinas, dentro dos Eixos de conhecimento, apontadas pelos professores e pelos coordenadores de Eixo.

A avaliação das instituições de educação superior é composta de duas modalidades:

–  Avaliação Externa, como ENADE ou avaliação in loco, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES);

– Avaliação Interna, coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do CEFET-MG que tem como função principal coordenar os processos de autoavaliação institucional. No CEFET-MG, a CPA, instituída pela Portaria DIR n°452 de 23 de junho de 2009 (CEFET-MG, 2009c), atende aos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004b), sendo constituída por 11 (onze) membros.

A CPA realizará, anualmente, levantamentos com o intuito de conhecer objetivos e as demandas dos docentes, discentes e técnicos, visando o aperfeiçoamento contínuo do curso.

As avaliações externas, principalmente os indicadores do ENADE e a avaliação do curso pelo MEC, servirão como parâmetros para análise da qualidade do curso e para as tomadas de decisões objetivando a excelência do curso ofertado.